Resources and research on how
religious freedom is good for business

E-NEWS ACTION DONATE

Nutrindo a Alma – 17 a 18 de Setembro, 2015 – Expo Milao

A crescente diversidade no mundo gera oportunidades e novos desafios para a indústria de alimentos e de design.

  • Consumidores procuram por produtos e serviços que honrem e celebrem suas tradições culturais e religiosas em produtos alimentícios e de design.
  • Crescente mercado mundial para alimentos que sejam processados e preparados respeitando normas religiosas.
  • As crenças dos indivíduos promovem inovações na arte, design e até na forma de vestir-se. Tais inovações “elevam o espírito” e apontam para novas realidades.

Ao mesmo tempo, empresas encaram novos desafios. Equilibrar diferentes demandas sobre temas como abate de animais e regulação sobre uso de símbolos religiosos são exemplos desses desafios. Há ainda a dificuldade em manter uma consciência moral e ética no local de trabalho, baseando-se em valores espirituais e religiosos.

Além de abordar esses temas, o Fórum Global apresentará empresas sustentáveis que auxiliam na integração de minorias étnicas e religiosas e incentivam a contribuição de tais grupos à sociedade em que vivem.

Nos dias 17 e 18 de setembro reunir-se-ão executivos experientes e acadêmicos especializados no assunto, além de líderes governamentais e religiosos. O evento não só explorará esses assuntos como também proporcionará a criação de uma rede global , a qual aproximará as empresas que buscam promover economias inovadoras e sustentáveis onde a diversidade e a liberdade religiosa são respeitadas.

O Fórum é promovido pela Religious Freedom & Business Foundation e organizado em conjunto com a Università degli Studi di Milano. Alguns destaques do evento incluem:

  • Acadêmicos de prestígio irão tratar de questões legais, sociais e econômicas associadas à liberdade de crença, bem como a forma pela qual a liberdade religiosa promove novos desafios e oportunidades para os negócios.
  • CEOs de grandes empresas apresentarão o “talk of their lives”: Em depoimentos de 15 minutos ou menos, esses empresários irão descrever como a fé e a liberdade religiosa inspiram inovação e sucesso em suas vidas.
  • Representantes de fundações religiosas para ajuda humanitária também apresentarão como a fé e a liberdade religiosa motivam seus esforços no combate à fome pelo mundo.

Esses líderes contribuirão para o lançamento do Centro de Liberdade Religiosa de Milão (Milan Religious Freedom Centre), o qual irá dedicar-se ao estudo das contribuições da liberdade religiosa ao desenvolvimento humano, social e econômico.

Milão 2015 – Apenas o começo

O Centro de Liberdade Religiosa de Milão convidará empresas e organizações para apoiar Fóruns semelhantes nas próximas exposições: 2017 em Astana e 2020 em Dubai .

* Informações sobre a Expo Milano 2015

Expo 2015 será um extraordinário evento abordando, de forma universal, temas como tradição, criatividade e inovação na indústria de alimentos. O evento integrará assuntos que foram previamente mencionados e irá renovar sua abordagem, adaptando-os às novas possibilidades globais, com o objetivo comum de que todo indivíduo tenha acesso a alimentos saudáveis, seguros e em quantidade suficiente para atender a suas necessidades. Os temas dos debates e workshops incluem:

  • Melhorar qualidade e segurança de alimentos: assegurar o acesso a alimento em quantidade suficiente para a sobrevivência e garantir acesso a alimentos saudáveis e água potável;

  • Assegurar uma nutrição saudável e de alta qualidade para todos os seres humanos, combatendo a fome, secas, mortalidade infantil e subnutrição que ainda afetam mais de 850 milhões de pessoas no planeta e extirpando fome e pandemias;

  • Prevenção de novas epidemias e doenças modernas, tais como obesidade, doenças cardiovasculares e câncer, através da defesa de práticas com eficiência comprovada;

  • Promover inovação em pesquisa, tecnologia e práticas de negócios através de toda a cadeia de fornecimento das indústrias de alimentos, melhorando os valores nutricionais, conservação e distribuição de alimentos;

  • Promover educação sobre nutrição apropriada e encorajar um estilo e vida mais saudável, especialmente entre crianças, adolescentes, deficientes e idosos;

  • Incentivar a valorização de heranças culturais e étnicas expressas em tradições culinárias.


Sobre as Expos

Uma Expo é uma exposição universal, de caráter não comercial, organizada pelo país que ganha a candidatura. Outros países participam através de canais diplomáticos do país anfitrião.

  • A primeira Expo aconteceu em Londres, em 1851. O evento obteve grande sucesso, de tal forma que outras nações sentiram-se encorajadas a promover eventos similares. A Expo de Paris, em 1889, foi o motivador para a construção da Torre Eiffel.

  • Cada Expo apresenta um tema universal. O evento acontece em locais renomados pelo encontro e intercâmbio de idéias e práticas, promovendo aos participantes uma experiência única no tocante ao tema abordado. Além de apresentar novidades tecnológicas, as Expos têm o objetivo de interpretar os desafios coletivos enfrentados pela humanidade, propondo discussões sobre possíveis soluções.

  • O BIE (Bureau International des Expositions) é a organização internacional que regula a freqüência, qualidade e progresso dos eventos. A organização foi fundada a partir de uma convenção assinada em Paris em 1928. Atualmente, o BIE conta com cerca de 157 países-membros.